Pelos caminhos do conhecimento

As empresas no Brasil adotam menos de 1% dos seus faturamentos para investimentos relacionados à capacitação profissional, contra uma média de sete pontos percentuais dos países mais desenvolvidos. Em contrapartida, é muito comum ouvirmos questionamentos em relação à praticidade dos resultados obtidos através das salas de aulas, esquecendo-se de que a ausência do hábito atrofia.

Em primeiro lugar é preciso entender que não existe milagre instantâneo ou sucesso por diploma. O reconhecimento da necessidade do aprendizado já é um bom início, mas as mudanças só ocorrem quando a insistência e persistência conduzem o grupo a ousar corajosamente na produção do novo.

Seja pelo meio acadêmico ou por processos de treinamentos corporativos, sempre ficaremos com uma idéia um pouco vaga do material recebido ou assimilado, pois o mundo busca coisas práticas, e ninguém vende mais ou menos, pela simples questão de ser uma enciclopédia ambulante.

Os resultados do esforço em sala de aula dependem da objetividade e visão do indivíduo quanto ao que realmente está faltando para melhorias no dia seguinte. O grande desafio profissional não será o de acumular conhecimentos, e sim o de saber processá-los pelo que interessa, mesmo porque quase nunca dispomos de informações 100% aproveitáveis para a finalidade de cada caso.

Da motivação ao alto conteúdo, tudo tem valor para incorporar e auxiliá-lo no desenvolvimento e equilíbrio qualitativo das suas atividades. Cursos, palestras e treinamentos têm por objetivo a demonstração de caminhos, procurando despertar estímulos para continuidade da evolução, sempre dependentes de novidades, técnicas e recursos competentes para seu manuseio.

Compreender o passado, principalmente as formas abordadas e meios que sustentem o sucesso, é fator importante no aprendizado para a criação do raciocínio estratégico, que é tão necessário para a riqueza do futuro decisório.

O conjunto da competência empresarial passa pelos exercícios dos campos de batalha, das salas de aulas e das equipes homogêneas, para que fórmulas contínuas possam direcionar e ofertar o desprendimento necessário para andarmos na frente.

Fonte: Desentupidora em Betim site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *